Thumb palazzo 20vii.002

Palazzo VII

BY PAULA PINHEIRO
@ VOL 2 ON FEB 20, 2019

Carolina Alves e a Luísa Vidal criaram a Palazzo VII, uma marca idealizada para mulheres sofisticadas e apaixonadas por calçado que expresse a sua personalidade. 
O nome da marca ''Palazzo'' está intimamente ligado ao conceito de ''maison'', ou seja, um lugar onde tudo é criado com um intuito muito particular e especial.
A representação numérica romana "VII" = 7 está presente pelo facto de ter um grande carisma e simbologia: Verdade, Emoção e Beleza. 
A confeção do calçado é feita 100% em Portugal por artesãos e com a maior qualidade.

 
 
 
 
Thumb do 20guiao 20ao 20filme.002

Do Guião ao Filme

BY GIL MOREIRA
@ VOL 2 ON FEB 20, 2019

do guião ao filme: a misteriosa aventura do storyboarder por Gil Moreira

Um guião é um conjunto de páginas brancas carregadas de palavras. É lido pelo realizador, ator, coreógrafo, figurinista, cenógrafo, diretor de arte, de fotografia... Cada qual lê e imagina dentro da respetiva cabeça mundos diferentes, personagens diferentes, cenários diferentes, como diferentes são as pessoas. Depois todos conversam. Mas, ainda assim são só palavras. E gestos, vá. Já o filme que disto resulta tem luz, cor, som, objetos, cenários, gente, vida. Que se passou, entretanto? Como se dá este salto de fé? Ou será um salto de precisão matemática? Ou nem uma coisa nem outra? Ou tudo isto misturado? Como se sabe onde os pés irão cair? Ou não se sabe nem se quer saber?
Mistérios sobre os quais procurarei lançar uns breves respigos de luz na perspetiva de quem desenha um storyboard. Faça-se, pois, luz! Mas não muita, o filme ainda nem começou...

Thumb mulher 20do 20leme.002

Mulher do Leme

BY PAULA PINHEIRO
@ VOL 2 ON FEB 20, 2019

Há muito que vivemos inspirados por essa figura ímpar da nossa tradição e história marinheira: o Homem do Leme. Fernando Pessoa apresentou-o, perante o “Monstrengo”, como o representante de todo “um povo”; os Xutos e Pontapés propalam a imagem de alguém que “já nada teme”.
Sem nome próprio ou apelido, apenas um timoneiro, uma personagem. Um ser que serve de exemplo a tantas pessoas, entre as quais se inclui a mentora do projecto que iremos apresentar: Mulher do Leme.
Apresenta-se no feminino porque é liderado por uma mulher. Alguém que entende que a vida é toda ela uma navegação, pautada por momentos de conquistas e desafios.
Mulher do Leme navega nesse “oceano” imenso que é a Internet e tem vindo a receber “a bordo” alguns milhares de seguidores. Gosta de lhes contar as aventuras que vai vivendo em cada uma das suas “navegações”, sejam elas verdadeiras viagens ou apenas aventuras do dia-a-dia.
Quem é, afinal, a Mulher do Leme? Assume-se como um blogue de viagens e de estilo de vida, mas também é o alter ego de uma jornalista profissional.

Thumb zooter.002

Zooter

BY PAULA PINHEIRO
@ VOL 2 ON FEB 20, 2019

Zooter é uma ilustradora apaixonada por formas geométricas, grafitti, arte urbana e muito mais!
Vem falar-nos do seu percurso enquanto criativa e de como essa trajectória, entre papel e paredes, a ajudou a consolidar a sua identidade artística.
Dalila Zooter

Thumb portofemme.002

Porto Femme International Film Festival

BY ANA CASTRO | RITA CAPUCHO
@ VOL 2 ON FEB 20, 2019

PORTO FEMME - International Film Festival é um festival de cinema no feminino que pretende exibir e divulgar o trabalho das mulheres na sétima arte, promovendo a igualdade e o empoderamento destas no universo cinematográfico.
Cinema realizado por mulheres, protagonizado por mulheres, sobre temáticas de mulheres, mas que, no fundo, é apenas cinema feito por mulheres para… todos os géneros.
Rita CapuchoAna Castro

Thumb pk aveiro 20  20suzy 20caldeira.002

Explore Aveiro

BY PAULA PINHEIRO
@ VOL 2 ON FEB 20, 2019

Suzy Caldeira é engenheira mecânica de profissão, embora tenha deixado de exercer para abraçar um projeto pessoal no turismo. Atualmente dedica grande parte do seu tempo a guiar turistas pela cidade de Aveiro e a gerir um projeto de empreendedorismo: Explore - Aveiro Walking Tour.

É também mãe de 2 adolescentes, adepta de viagens em família para destinos distantes e acredita que a realização pessoal acontece quando expandimos as nossas potencialidades.

Thumb pk aveiro 20  20bricardo 203.002

Lomografia

BY PAULA PINHEIRO
@ VOL 2 ON FEB 20, 2019

Fotografia analógica criativa(Lomografia) por Bruno Ricardo

Distanciando-se da fotografia analógica tradicional esta vertente fotográfica aborda técnicas fotográficas experimentais não convencionais. 
Sem o uso de “Photoshop” , recorrendo filmes adulterados, câmaras baratas ou mesmo múltiplas exposições, podem produzir-se imagens “low-fi” de qualidade artística única

Thumb pk aveiro 20  20speak.002

Share your world

BY VALERIA MENESES
@ VOL 2 ON FEB 20, 2019

SPEAK é um programa social para o intercâmbio de linguas e culturas com o objetivo da integração dos migrantes ao seu novo país de residência através de uma ligação com os locais. 
Essa integração pode acontecer de duas maneiras: cursos informais de línguas dados num ambiente descontraído e eventos culturas e sociais gratuitos para toda a comunidade. 
Valeria Meneses

Thumb pk lena 20clasing.002

Gastronomia Vegetariana Tradicional Portuguesa

BY LENA CLASING
@ VOL 2 ON FEB 20, 2019

Lena Clasing propõe-se a revelar o potencial da gastronomia portuguesa para o vegetarianismo e fazer perceber a população portuguesa que uma refeição vegetariana pode ser prazerosa, emocionante e tradicional. O seu projeto consiste em dois livros de receitas que se focam na reinterpretação e combinação de receitas existentes nas diferentes regiões de Portugal, tendo levado à criação de novos pratos vegetarianos completos em termos organoléticos e nutricionais.

Thumb um 20rinoceronte 20em 20tuttin c3 b3polis.001

Um Rinoceronte em Tuttinópolis

BY PAULA PINHEIRO
@ VOL 2 ON FEB 20, 2019

Um Rinoceronte em Tuttinópolis: notas sobre a arte de urdir tecidos humanos e paisagens de ouvir.

Ao contrário de outras cidades invisíveis, Tuttinópolis existe mesmo. Frágil, efémera, imprevisível, bela e esquiva, tem sido construída em vários sítios, ao longo dos últimos anos. Não tem ruas nem casas, é feita de fios que se tecem pacientemente com sons, por vezes estranhos, a que alguns persistem em chamar Música. Em Tuttinópolis coabitam pessoas, pássaros e flores, porcelanas, cristais, pianos, computadores, caixas de música e outros instrumentos super-sónicos. Em Tuttinópolis não há muros, as pedras são usadas para fazer jardins interiores ou então para dançar. As pessoas são muito diferentes umas das outras mas conseguem entender-se através dum “babelim” feito de sons, movimento e imagens que se cria de cada vez que os corpos e as vozes se cruzam. Os pássaros de Tuttinópolis têm as cores que as crianças lhes dão e cantam porque sim. Este é um primeiro esboço de Tuttinópolis, feito a partir de experiências artísticas realizadas no Serviço Educativo da Casa da Música, no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e na Companhia de Música Teatral, observadas por um Rinoceronte aparentado ao de Schafer, e relatado por Paulo Maria Rodrigues.

Thumb humans 20of 20aveiro 20  20pecha.001

Humans of Aveiro

BY BERNARDO CONDE
@ VOL 2 ON FEB 20, 2019

Humans of Aveiro é um projeto fotográfico do fotógrafo Bernardo Conde (www.bernardoconde.com), coordenador dos Trilhos da TerraCowork Studio (www.trilhosdaterra.com).
Depois de acompanhar o fenómeno das redes sociais Humans of New York, este projeto surge também para lembrar que o mais importante no mundo são as pessoas, e que bem aqui ao nosso lado a passar nas ruas das nossas cidades existem tantas pessoas com histórias para contar.
"Com isto, espero contribuir para nos aproximarmos uns dos outros enquanto pessoas." - Bernardo Conde

Thumb diapositivo01

Aveiro, um laboratório de comunidades

BY JOSÉ CARLOS MOTA
@ VOL 1 ON DEC 12, 2018

Aveiro tem sido, ao longo da sua história, um território com fortes redes de cooperação e de intensas dinâmicas colaborativas que fazem dela um interessante laboratório de construção de comunidades. O poder do comum vai fazendo caminho e inspirando novos horizontes o que coloca novos desafios à forma como nos organizamos coletivamente.
Neste contexto, José Carlos Mota dará o seu contributo para a desconstrução de um conjunto de ideias feitas sobre a participação cívica.

VIEW MORE